Vagas Remanescentes Prouni 2019 – Inscrições, Datas e Vagas

O Prouni é a sigla para o Programa Universidade Para Todos, ele possibilita um ingresso nas universidades que são particulares no Brasil, para os estudantes que são de baixa renda e que tenham estudado o ensino médio tão somente em escolas públicas ou que sejam bolsistas integrais em escolas da rede que são privadas. Esse Programa foi criado no ano de 2004.

Como funciona o Prouni

O Prouni funciona como um Programa do Governo Federal que é conduzido pelo MEC – Ministério da Educação, sendo uma forma de oferecer bolsas de estudos e os candidatos são obrigados a prestar o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, tirando nota média e que seja mínima a 450 pontos e também nota maior que zero na prova de redação.

Essas instituições ao aderirem a esse programa disponibilizam essas vagas para os estudantes e as instituições recebem abatimentos nos valores que são recolhidos com os impostos federais. Resumindo, as instituições ao se tornarem mais possíveis, pagam menos impostos.

Como funciona a Lista de Espera Prouni 2019

Vagas Remanescentes Prouni 2019

Vagas Remanescentes Prouni 2019

A lista de espera funciona para os candidatos que forem pré-selecionados na primeira chamada. E com isso, terá uma segunda chance em uma segunda chamada e ao final dessas duas chamadas, o candidato poderá demonstrar interesse em participar dessa lista de espera para que seja usada pelas instituições para a chamada desses candidatos, para que possam preencher essas vagas não ocupadas.

Como funciona as Vagas Remanescentes Prouni 2019

Vagas Remanescentes Prouni 2019

Vagas Remanescentes Prouni 2019

As vagas remanescentes funcionam como uma terceira opção para os candidatos que não conseguiram se inscrever nesse Programa. Ou em nenhum semestre e observam as mesmas condições que as vagas normais oferecidas anteriormente pelo Prouni. É uma nova oportunidade para quem não foi escolhido na primeira e nem na segunda chamada.

Quem pode concorrer as Vagas Remanescentes Prouni 2019

  • Candidatos que participaram da última edição do Enem, sem ter zerado na redação e com nota mínima a 450 pontos,
  • Estudantes, oriundos da rede pública, ou
  • Bolsistas integrais da rede particular,
  • Professores da rede pública de ensino. Aqueles em exercício do magistério na educação básica de ensino. Com bolsas em cursos de licenciatura e não ter sido aprovado em processos anteriores ao Prouni.

Como inscrever-se no Prouni 2019

Vagas Remanescentes Prouni 2019

Vagas Remanescentes Prouni 2019

A inscrição para esse programa é de graça, devendo ser feita pela internet. Assim, o candidato deve pesquisar on-line as instituições e os cursos que estão com o processo seletivo para as bolsas e para que essa inscrição seja feita, será preciso o candidato comunicar o número de inscrição do Enem anterior e a senha usada mais recente do Enem.

Contudo, ao se inscrever o candidato deverá escolher a ordem de sua preferência, até duas opções de instituição a ser escolhido, o curso e o turno a ser escolhido no meio das bolsas que estão disponíveis dentro do seu perfil e dentre o período de inscrição o candidato pode alterar essas opções, sendo que, será válida a última inscrição confirmada.

Não perca tempo, caso tenha ficado dúvidas, navegue até a página das inscrições Prouni 2019.

Resultado Vagas Remanescentes Prouni 2019

Enfim, os resultados estarão disponíveis em seu site oficial e esse processo seletivo do segundo semestre é composto de duas chamadas sucessivas, sendo considerada uma expectativa de direito a essas bolsas para os candidatos. Portanto, fique a atento as informações no site desse programa e se prepare!