Tudo Sobre o Prouni 2019 – Inscrições, Notas, Vagas Prouni 2019

Primeiramente, o Prouni é o Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação (MEC). Ele foi criado pela Lei 11.096 de 13 de janeiro de 2005. Desta forma, concedendo bolsas de estudo em instituições que são privadas, que podem ser parciais (50%) ou totais (100%). Destinado para os estudantes que são brasileiros e sem diploma de nível superior.

Acompanhe este texto e saiba Tudo Sobre o Prouni 2019.

Tudo Sobre o Prouni 2019

Sendo assim, o Prouni é uma ponte que promove os estudantes que são de baixa renda, que tenham acesso a um curso numa instituição que é privada. É um programa que possui regras, cronograma e uma série de outros detalhes que são muito importantes para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e todo o processo de seleção é feito após as inscrições dos candidatos, obedecendo a um cronograma específico.

Como faço para participar do Prouni 2019

Tudo Sobre o Prouni 2019

Tudo Sobre o Prouni 2019

Para participar do Prouni em 2019 o candidato deverá seguir um passo a passo e o primeiro é fazer a inscrição pelo Portal. Se estiver dentro do prazo de inscrição será possível clicar no link inscrição, depois preencha o cadastro com todos os dados que forem solicitados, como:

  • Nome,
  • CPF,
  • Número de inscrição do ENEM e a senha do site do ENEM.

Após informar todos os dados solicitados, assim, o candidato terá a opção de escolher, até duas opções de curso, do seu interesse para participar. Quem não obteve uma nota superior a 450 pontos nas matérias e zerou a redação do ENEM, não poderá participar e nem fazer a inscrição para o Prouni, o sistema não aceitará.

Caso tenha ficado dúvidas, navegue até a página das inscrições PROUNI 2019.

Documentos necessários Prouni 2019

Tudo Sobre o Prouni 2019

Tudo Sobre o Prouni 2019

Após a inscrição com o número do seu CPF o número de inscrição do ENEM e a sua senha. Será preciso apresentar alguns documentos e que podem ser carteira de identidade de todos os membros da família, carteira de trabalho também de todos os membros da família, 3 últimos contracheques para os membros com uma renda fixa, comprovante de residência, comprovantes de que cursou todo o ensino médio em escolas públicas, ou de bolsa integral.

Página do Participante Prouni 2019

Contudo, a Página do Participante é um sistema de acompanhamento da inscrição desse Programa. Através dele, o candidato poderá fazer o seu cadastro, digitando o número de inscrição e a senha do ENEM. No qual, servirão para o acesso dessa página novamente e acompanhar todas as informações pertinentes a sua inscrição. Além disso, para se realizar várias tarefas na fase desse processo de seleção de candidatos do Prouni 2019.

Regras Prouni 2019

  • Ter feito o ENEM,
  • Ser de baixa renda para adquirir 50% dessa bolsa devem receber até 3 salários mínimos, bolsas de 100% receber até um salário mínimo e meio,
  • Ter cursado o ensino médio todo em escola pública,
  • Se cursou na rede privada, com bolsa integral,
  • Ser professor da rede pública, em efetivo exercício do magistério, para concorrer às bolsas em cursos de licenciatura.

Como funcionam as Cotas Prouni 2019

Tudo Sobre o Prouni 2019

Tudo Sobre o Prouni 2019

As cotas são válidas para os candidatos que:

  • Forem deficientes
  • Autodeclararem-se pretos, pardos e indígenas,

Desse modo, onde que são os designados por unidade federativa em todo o território brasileiro.

Enfim, se você se enquadra em um desses requisitos também poderá se inscrever no Prouni em 2019. Portanto, esperamos que você tenha lido Tudo Sobre o Prouni 2019, e com isso esteja pronto para inscrever-se.