Regras Prouni 2019 | Regras Inscrições Prouni 2019

Primeiramente o Prouni é o Programa Universidade para Todos. É a porta de entrada para milhares de pessoas. Um programa do Ministério da Educação, dando acesso a milhares de estudantes poderem fazer uma Universidade em um curso numa instituição que seja particular. Através dele, milhares de brasileiros estão conseguindo realizar o seu sonho de conquistar um curso universitário.

Como funciona o Prouni

Regras Prouni 2019

Regras Prouni 2019

O Prouni funciona para que sejam concedidas bolsas de estudos. Sendo elas integrais ou de 50%, em instituições particulares. Para concorrer a essa bolsa o estudante deve participar do Enem, em edição anterior ao processo de seleção do Prouni. Dessa forma, obtendo uma nota mínima que é estabelecida pelo MEC. Conheça mais detalhes clicando AQUI.

Regras Inscrições Prouni 2019

As Regras Prouni 2019 são as seguintes:

  • É feita por uma inscrição através do site. Com uma pré-seleção pelo MEC, escolhendo a modalidade de bolsa e até cinco escolhas de instituições de ensino superior: cursos, habilitações ou turnos dentre todas as disponíveis.
  • Esses candidatos devem ter uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou escola particular. Desde que, seja com bolsa integral.
  • Podem participar também os deficientes e os professores que são da rede pública de ensino básico. Estando em efetivo exercício do magistério. Poderão concorrer em curso normal superior de licenciatura ou em pedagogia e nesse caso, não será considerada a renda familiar por pessoa.

Acesse a página das inscrições SENAI.

Regras Segunda Chamada Prouni 2019

Regras Prouni 2019

Regras Prouni 2019

O Prouni possui a seleção de seus contemplados e obedece a um estágio para a classificação e contempla várias etapas. A primeira etapa ocorre com a inscrição pela internet. Onde o candidato nessa etapa escolhe:

  • Cinco instituições,
  • A modalidade de bolsa,
  • Os cursos,
  • As habilitações e os turnos,

Dentre as opções disponíveis, depois o sistema que é o Sisprouni classifica esses inscritos pela nota do Enem.

Logo após, todo esse processo serão geradas as listas que são públicas, com os pré-selecionados, para que possam comparecer até a instituição que foi escolhida e levar toda a documentação necessária, para que se comprovem as informações fornecidas. É nesse momento que muitas vagas ficam ociosas.

Regras Prouni 2019 Lista de Espera

Contudo, a lista de espera não é automática, será preciso marcar para entrar nela, se não se perde essa chance. Deve-se entrar no site do Prouni, com seu número de inscrição e senha do Enem e clicar em manifestar interesse em participar da lista de espera.

Essa lista de espera pode ser para a primeira e a segunda opção de cursos, não pré-selecionados, nessas chamadas regulares e para os candidatos pré-selecionados na segunda opção, porém, reprovados pela não formação de turma.

Regras Prouni 2019 Bolsas Remanescentes

Regras Prouni 2019

Regras Prouni 2019

Enfim, essas bolsas remanescentes são aquelas que não foram pré-selecionadas para um candidato. E seja qual for o motivo não foram ocupadas em seu processo regular. Sendo assim, podendo participar os professores efetivos do magistério da educação básica, quem participou do Enem a partir do ano de 2010, sem ser aprovado em processo de seleção e nem ter sido aprovado em processo de bolsa remanescente no segundo semestre de 2018. Portanto, não perca essa oportunidade se atender a esses requisitos. Acesse o site PROUNI