Prouni Vagas Remanescentes

O sonho de se matricular no ensino superior muitas vezes parece acabar, ou adiar, quando não há mais nenhuma chance de entrar em uma universidade pública ou privada através dos programas do Governo. A expectativa baixa e muitos deixam para p próximo semestre ou ano o sonho de entrar em uma faculdade.

O que poucos sabem é que o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma nova chance para os candidatos que não conseguiram uma vaga no Prouni, esta que aparecendo algum tempo depois de o programa fechar todas as suas inscrições regulares.

Prouni

Prouni Vagas Remanescentes

Prouni Vagas Remanescentes

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo brasileiro para ampliar o número de vagas para as pessoas carentes no ensino superior. Sem a possibilidade de pagar uma universidade e manter as contas em dia, o candidato tem a possibilidade de ganhar dois tipos de bolsa, sendo elas integrais ou parciais (50%).

As vagas para ingressar no programa abrem no início e no meio do ano, as datas estando ligadas ao início de cada período letivo das universidades. As inscrições do Prouni geralmente acontecem logo após o lançamento do resultado do Enem e do término das inscrições do Sisu.

Alguns pré-requisitos devem ser preenchidos para que o candidato possa se inscrever no programa e concorrer as bolsas. A primeira delas é ter feito o Enem no ano anterior ao que se deseja ingressar na universidade, tendo um resultado com nota superior a 450 e não tendo zerado a prova.

Para a bolsa de 100%, integral, o candidato deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já na modalidade de bolsa de 50%, é preciso ter uma renda per capita de até 3 salários mínimos.

Outra grande condição para se conseguir uma vaga pelo Prouni é ter cursado o ensino médio completo em uma instituição pública ou particular com 100% de bolsa. Fundações que não exigem mensalidade também são aceitas no programa.

Prouni Vagas Remanescentes

Prouni Vagas Remanescentes

Prouni Vagas Remanescentes

Prouni Vagas Remanescentes são aquelas que não foram preenchidas na modalidade normal e/ou tiveram desistências durante o início do período letivo. Para concorrer a essas vagas os requisitos são mais brandos, sendo que as questões financeiras se mantem.

O candidato que se inscrever precisa atender a todas as condições citadas no item anterior, porém não é preciso ter cursado o Enem no ano anterior ao que as vagas são disponibilizadas. Ele precisa apenas ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010.

Datas Prouni Vagas Remanescentes

Não há um aviso prévio sobre a abertura das Prouni Vagas Remanescentes e nem uma data fixa para que elas estejam dispostas. É preciso estar muito atento ao período de inscrições, pois ele é bem curto.

Prouni Vagas Remanescentes

Prouni Vagas Remanescentes

No geral as vagas remanescentes são apresentadas no mês de março e abril, quando todo o processo seletivo do Prouni já terminou.

Lista de espera Prouni

A lista de espera do Prouni é uma fase anterior as bolsas remanescentes. Ela é mais uma chance para poder ingressar no ensino superior e o candidato deve declarar desejo logo após o término da segunda chamada do programa. Mais informações do Prouni confira diretamente aqui.