Prouni 2019 | Como funciona o PROUNI 2019

O Prouni 2019 é o Programa Universidade para Todos. Um Programa do Ministério da Educação e que foi criado pelo Governo Federal em 2004, para que sejam concedidas bolsas para estudo. Sendo elas, integrais ou parciais, em instituições que são privadas de ensino superior nos cursos para a graduação e para estudantes sem o diploma de ensino superior.

Como funciona o PROUNI 2019

O PROUNI funciona a partir da prova do Enem, para que essa média seja submetida para esse programa e que deve ser maior que 450 nas suas respectivas provas e sem ter zerado a prova de redação. A bolsa integral de 100% seria para os candidatos que tenham uma renda familiar de até um salário mínimo por pessoa e para a bolsa parcial de 50% para candidatos que tenham uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Quem pode participar do PROUNI 2019

Prouni 2019 Inscrições

Prouni 2019 Inscrições

Podem participar do PROUNI 2019 os candidatos que estudaram no Ensino Médio completo em escolas da rede públicas. Ou nas escolas privadas com bolsas de estudos integrais. Deficientes podem participar também.

Os professores de escolas que são públicas, exercendo a sua docência em educação básica em quadro efetivo de pessoal e também quem fez 450 pontos em matérias no ENEM e não zerou a prova de redação nesse exame.

Como faço para conseguir o Prouni 2019

Primeiro, o candidato deve acessar o site do Prouni. Contudo, informar o número da inscrição e a senha do Enem anterior. Desse modo o candidato também deve escolher por ordem de preferência até duas opções de instituição, o curso e o turno perante as bolsas que serão ofertadas e de acordo com o seu perfil e ainda poderá declarar a sua concorrência em bolsas que são destinadas para indígenas, pretos ou pardos.

Acesse a página do Prouni Inscrição 2019.

Critério socioeconômico para participar do Prouni 2019

Prouni 2019 Inscrições

Prouni 2019 Inscrições

O critério socioeconômico para participar do Prouni 2019 é o de os candidatos serem de baixa renda. Sendo assim, com renda per capita familiar de um salário mínimo e meio até três salários mínimos federais. Sendo assim para as bolsas que são integrais ou parciais. Enfim, caberá a instituição de ensino conferir os documentos apresentados por esse candidato de todas as informações prestadas na inscrição desse programa.

Vagas Remanescentes Prouni 2019

As vagas que são remanescentes do Prouni 2019 são as bolsas que por algum motivo não foram preenchidas. Portanto no decorrer de todo esse processo regular ao Prouni essa inscrição é de graça. Na qual pode ser feita pela internet em seu site também e com registro de participação ao Enem.

Resultado Prouni 2019

Prouni 2019

Prouni 2019

Os candidatos poderão ver esse resultado no sistema de inscrição pelo site PROUNI desse programa e todo o registro de aprovação ou reprovação nesse sistema que é informatizado e também poderão ter acesso aos termos de concessão ou de reprovação pela instituição e deve ser feito até às 23h59min do dia útil seguinte ao final do prazo de fechamento para se averiguar todas essas informações desses estudantes que se candidataram para o Prouni em 2019.