Prouni 2018 Segunda Chamada | Lista de Espera

Prouni 2018 Segunda Chamada

O Prouni 2018 Segunda Chamada – Programa Universidade Para Todos – foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004 e apresenta por principio a democratização do ensino superior, levando-o a todos os lugares do território nacional.

O programa é baseado na concessão de bolsas de estudos integrais ou parciais, vinculando os alunos a instituições particulares de ensino superior que apresentem parceria com o Governo Federal. Os alunos interessados em se candidatar as bolsas do Prouni 2018 devem preencher uma série de pré-requisitos estabelecidos pelo programa.

Prouni 2018

Prouni 2018.2

Dentre os pré-requisitos do programa é necessário que o candidato tenha realizado o Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio – e que tenha obtido uma nota mínima de 450 pontos e não poderá ter recebido a nota zero na redação.

Outro ponto que o candidato deverá se enquadrar tem a ver com o seu rendimento acadêmico, sendo obrigatório a análise do histórico escolar, e a renda familiar.

Inscrições Prouni 2018 Segunda Chamada

Para se increver no Prouni 2018 é necessário que o candidato conte com uma conexão via internet, pois a única forma de realizar sua inscrição é através do site do programa (http://prounimec.pro.br/prouni-inscricao-2018/). Para a inscrição não será cobrado nenhuma taxa tão pouco será cobrada qualquer outra coisa.

Inscrições Prouni 2018 Segunda Chamada

No site do Prouni o candidato deverá inserir o número de inscrição do Enem 2017 e sua senha, assim ele terá acesso aos dados e as informações, podendo escolher duas opções de cursos. O Prouni 2018 terá vagas destinadas a deficientes e aos estudantes que se declararam negros, pardou os índios.

Prouni 2018

Para que a escolha da vaga seja feita de forma mais consciente, o programa disponibilizará a nota de corte para os diferentes cursos, é importante entender que a nota de corte é uma ferramenta para análise e não uma garantia de que haverá bolsa para o curso que você está pleiteando.

Enquanto o período de inscrição estiver válido, o candidato poderá alterar quantas vezes quiser suas opções de curso, sendo válidas as últimas opções marcadas.

Segunda Chamada Prouni 2018.2

Prouni 2018

Duas chamadas serão efetuadas após o período de inscrição em cursos. Dessa forma os estudantes terão duas listas de aprovados, a primeira chamada e a segunda chamada, para efetuarem a matrícula nas instituições que se inscreveram.

Resultado Segunda Chamada Prouni 2018.2

O resultado da Segunda Chamada ocorrerá, geralmente, sete dias após a divulgação da lista da primeira chamada, sendo que os candidatos convocados em segunda chamada terão poucos dias para efetuar a sua matrícula na instituição particular de ensino.

É importante ficar atento aos documentos para efetivação da matrícula, se os documentos não forem apresentados, os candidatos perderão não só a bolsa, como também a vaga na instituição.

Lista de Espera Prouni 2018 Segunda Chamada

Após a divulgação das duas primeiras chamadas, o candidato poderá optar por manifestar interesse na lista de espera do Prouni 2018.

Essa lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições, visando preencher as bolsas não ocupadas pelo Prouni. O aluno só poderá manifestar interesse se não foi selecionado nas chamadas regulares para a primeira ou para a segunda opção de curso.