Cotas Prouni 2019 – Inscrições através das Cotas Prouni 2019

Visando oferecer oportunidade a todas as pessoas, sem distinção de cor ou sexo. O Prouni também possui um sistema de cotas. Onde separa uma quantidade determinada de vagas para as pessoas que se autodeclaram:

  • Afrodescendentes,
  • Indígenas,
  • Pardos,
  • Deficiência.

Com isso, a oportunidade se mostra acessível para todos. Contudo o intuito do Prouni é fornecer bolsas para que os candidatos possam ingressar no ensino superior. Dessa forma, obtendo a chance de poder melhorar de vida, de acordo com o avanço do seu estudo e também, da sua evolução como estudante e profissional.

Como funciona o Prouni?

Cotas Prouni 2019

Cotas Prouni 2019

O Programa Universidade para Todos tem como finalidade a cessão de bolsas de estudos integrais e parciais nos cursos de graduação ou os cursos que dão sequências às profissões escolhidas pelos estudantes, nas instituições de ensino superior privada.

Tendo sido criado pelo Governo Federal, com auxílio do MEC, o Prouni não é um benefício voltado apenas para o aluno não. Ele também ajuda as faculdades particulares, dando isenção dos tributos para aquelas que aderirem ao Programa.

Para participar do Programa, o candidato deverá ficar atento à abertura das vagas que são informadas pelo Prouni. A cada seis meses, os candidatos podem concorrer às bolsas integrais ou parciais. Porém, para isso, é necessário que ela tenha realizado a última prova do Enem. Onde a sua nota tenha sido superior a 450 pontos, além disso, não ter tirado nota zero na redação e ainda, a sua família não ter renda mensal superior a três salários mínimos.

Como funcionam as Cotas Prouni 2019?

Uma parte das bolsas que são disponibilizados pelo Prouni são destinadas ao Programa Ações Afirmativas, também conhecido como Cotas Prouni 2019. As cotas são voltadas para os estudantes que possuem algum tipo de:

  • Deficiência,
  • Negros,
  • Pardos,
  • Índios.

Essas cotas fazem parte das medidas que são voltadas para os grupos que, historicamente, são discriminados ou vítimas de exclusão social. Com isso, o intuito é acabar com as desigualdades, além de promover o acesso e a permanência desses grupos no ensino superior.

Essas pessoas possuem bolsas que são destinadas a elas, mas o critério de seleção do candidato cotista é o mesmo dos critérios de seleção do Prouni.

Regras Cotas Prouni 2019

Cotas Prouni 2019

Cotas Prouni 2019

Sendo assim, para participar do processo através do sistema de cotas, a pessoa deverá se enquadrar num dos grupos abaixo:

  • Ter deficiência física;
  • Se autodeclarar preto, pardo ou índio.

Como inscrever-se pelas Cotas Prouni 2019?

Para fazer a inscrição para concorrer às cotas do Prouni, o estudante deverá acessar o site do Programa, procurando a universidade onde deseja estudar. Depois, terá que verificar os cursos e os turnos disponíveis. Em seguida, deverá selecionar a modalidade da vaga que deseja concorrer, no caso “políticas afirmativas”.

Contudo, o candidato irá concorrer com outros que se inscreveram na mesma universidade, no mesmo curso e somente nas vagas que são destinadas às cotas.

Caso tenha ficado dúvidas sobre a inscrição, acesse a página das inscrições PROUNI 2019.

Documentos Necessários Cotas Prouni 2019

Cotas Prouni 2019

Cotas Prouni 2019

Contudo, os candidatos que se inscrevem pelo sistema de cotas não precisam passar pela comprovação. Dessa forma, o critério é a sua Autodeclaração.

Já os que inscreveram-se atestando deficiência, portanto, deverão apresentar o laudo médico atestando o tipo e o grau da deficiência.

Enfim, os demais documentos necessários, como:

  • Comprovante de residência,
  • Comprovante de renda familiar,
  • RG,
  • CPF,
  • Histórico escolar.

Acesse o site oficial, clicando aqui.