Bolsas Remanescentes Prouni 2019 | Como funciona o Prouni

De modo a oferecer ainda mais oportunidades para as pessoas que desejam cursar uma faculdade, o Prouni criou um projeto chamado Bolsas Remanescentes. Esse projeto trata das bolsas que sobraram. Ou seja, que não foram ocupadas por ninguém enquanto o processo normal do Prouni estava acontecendo. Com isso, elas acabaram sobrando.

E é justamente nessa que o MEC, de modo a fazer com que todos tenham acesso às universidades, oferece algumas “facilidades” no processo, que possui uma infinidade de requisitos.

Para se ter uma ideia a iniciativa é tão positiva que até quem não fez Enem no ano anterior, ou mais recente, pode participar.

Como funciona o Prouni?

Bolsas Remanescentes Prouni 2019

Bolsas Remanescentes Prouni 2019

O Programa Universidade para Todos é uma ferramenta do governo criada para ajudar às famílias que possuem baixa renda a ingressarem no ensino superior. Com esse programa, são oferecidos bolsas de estudos integrais, com 100% do curso pago e 50%, onde o candidato deverá arcar com o restante da mensalidade.

Desde que foi criado, no ano de 2004, mais de 2 milhões de pessoas já foram ajudadas e conseguiram cursar ou estão cursando as suas faculdades.

A cada seis meses, o Prouni abre inscrições para que as pessoas possam se candidatar às bolsas integrais e parciais disponíveis no Programa. Mas para que elas possam concorrer, é preciso que elas tenham feito a última edição do Enem, obtendo uma nota que seja superior a 450 pontos, não tenha tirado zero na nota da redação e, justando todos os membros que morem na sua casa, a renda deles não possa ser superior a 3 salários mínimos.

Como inscrever-se no Prouni 2019?

A inscrição para o Prouni é feita totalmente pela internet, através do site do Prouni. Para fazer a inscrição, o candidato deverá ir até o site, no período que for informado pelo cronograma oficial do Prouni e efetuar o seu cadastro.

Acesse a página das inscrições Prouni 2019.

É importante lembrar que o MEC estipula um prazo de 4 dias para a inscrição, portanto, é bom ficar atento para não perdê-lo.

Quando for se inscrever, serão solicitados o CPF e o número de inscrição do Enem, assim como a senha cadastrada. Além disso, serão solicitadas informações sobre o seu grupo familiar também.

Como funcionam as Bolsas Remanescentes Prouni 2019?

Bolsas Remanescentes Prouni 2019

Bolsas Remanescentes Prouni 2019

O processo das Bolsas Remanescentes é um pouco diferente do Prouni. Quando o candidato acessar o sistema das inscrições, ele poderá verificar quais são os cursos que estão disponíveis. Da mesma forma, as faculdades que participam do processo.

Com isso, ele irá escolher um curso da lista e automaticamente ganhará a “expectativa de direito à bolsa”. Assim, ele deverá, em seguida, levar toda a sua documentação comprobatória à instituição onde a bolsa está disponível. Comparecendo no prazo certo, ganha a bolsa.

Essas são as bolsas que não foram ocupadas por ninguém durante o processo do Prouni. Como sobraram, o MEC as disponibiliza para que sejam preenchidas pelo candidatos que ficaram sem direito às bolsas.

Resultado Bolsas Remanescentes Prouni 2019

Bolsas Remanescentes Prouni 2019

Bolsas Remanescentes Prouni 2019

Para conhecer o resultado do Bolsas Remanescentes, o candidato deverá acessar o site do Prouni e verificar o resultado. Para isso, basta clicar aqui.

Documentos Bolsas Remanescentes Prouni 2019

Os documentos necessários para apresentar ao Bolsas Remanescentes são:

  • RG e CPF do próprio e dos membros da família;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes do ensino Médio.