Como funciona o Prouni 2019, Inscrições e Resultado

O Prouni 2019 é mais um programa do Governo Federal brasileiro que visa ajudar estudantes oferecendo bolsas de estudos em universidades particulares.

Prouni 2019

O Prouni 2019 é o Programa Universidade para Todos e que todos os anos oferece bolsas de estudo de 50% até 100% para estudantes que desejam fazer um curso superior em faculdades particulares e não possuem condições financeiras de pagar os cursos desejados.

Como funciona o Prouni?

O ProUni funciona da seguinte maneira: para conseguir a bolsa integral, com 100% do valor, os estudantes devem possuir renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. Já para concorrer à bolsa parcial (50%), o estudante poderá ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Além disso, também há outros requisitos que podem ser preenchidos, como ter estudado em escola pública durante o ensino médio.

Para estudantes que conseguirem acessar o programa apenas com bolsas de 50%, também é possível realizar cadastro no FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para tentar financiar os outros 50% do valor das mensalidades.

Inscrições Prouni 2019

Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior, com uma nota acima de 450 e sem zerar a redação.

Inscrições Prouni 2019

As inscrições Prouni 2019 são realizadas pelo site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br/), e caso o estudante já tenha se inscrito pelo site do SiSU, o acesso deverá ser utilizado com o mesmo usuário e senha.

Prouni 2019: Resultado

As datas dos resultados do Prouni 2019 ainda não foram divulgadas, mas o estudante deve realizar o acompanhamento diário do processo, pois a posição na classificação e outras informações podem se alterar durante o período.

Prouni 2019: Vagas Remanescentes

As vagas remanescentes Prouni 2019 funcionam da seguinte maneira: são vagas que sobram após os períodos de chamada regular e listas de espera. Com isso, os candidatos podem concorrer a estas vagas em períodos que o sistema liberar o processo.

Prouni 2019: Resultado

Estas vagas ficam abertas após o período da lista de espera e podem ser acessadas tanto por quem ainda deseja ingressar na universidade, ou para quem já está matriculado e quer tentar conseguir bolsas de estudo na mesma universidade.

Prouni 2019: Lista de Espera

A lista de espera do ProUni abre assim que se encerram os períodos de inscrição e os estudantes ficam aguardando as vagas nos cursos. A classificação é por meio da nota, então, conforme os primeiros colocados não forem realizando a matrícula, seja por falta de documentos ou queira realizar matrícula em outros cursos, as vagas vão sendo liberadas para os próximos da lista.

Prouni 2019: Segundo Semestre

O Prouni 2019 ocorre duas vezes no ano, na primeira para ingressarem nos cursos logo no primeiro semestre do ano, e a segunda, normalmente entre os meses de junho e julho.

Assim os estudantes podem acessar cursos que tenham vagas abertas durante este período. O processo todo é exatamente o mesmo que ocorre no início do ano, também com lista de espera e bolsas remanescentes.

Deixe seu Comentário