Fies 2018 | Inscrições, Pré-Seleção e Resultado

Os estudantes que estão se formando no Ensino Médio e desejam estudar em uma das instituições de ensino superior do setor privado, porém, não possuem condições financeiras para isso, tem uma opção: participar do Fies 2018.

Essa é uma excelente oportunidade do jovem brasileiro iniciar seus estudos e percorrer sua caminhada acadêmica. Sendo assim, aqui neste post, reunimos tudo o que é importante e que envolve o Fies para o ano de 2018.

Fies 2018

Fies 2018

Fies 2018

O Fies é um projeto que foi elaborado pelo governo federal em 1999, o qual teve como principal objetivo na época substituir o vigente projeto: Programa de Crédito Estudantil.

Apesar da mudança de nome, as funcionalidades dos programas se mantiveram. Ambos os projetos tem como objetivo levar o ensino superior as pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com seus estudos, através do crédito oferecido aos estudantes.

O Fies funciona como um tipo de financiamento especial, oferecido aos recém formados do ensino médio. O financiamento é diferenciado devido as taxas de juros, que são mais baixas e acessíveis aos alunos.

Além disso, a forma de pagamento também é diferenciada. Isto porque o estudante só irá começar a pagar o financiamento no final do curso, e ainda tem carência de 1 ano para começar a quitar sua dívida.

Porém, nem todas as pessoas que querem fazer faculdade podem solicitar o Fies 2018, existem alguns requisitos obrigatórios, sendo eles:

  • O estudante precisa ser candidato do ENEM;

  • Ter média final na prova do ENEM de 450 pontos;

  • Não zerar na redação;

  • Renda familiar de até 3 salários mínimos.

Caso esteja de acordo com o que foi descrito, para o próximo ano você pode tentar um oportunidade pelo Fies.

Inscrições Fies 2018

Fies 2018

Fies 2018

Todos os candidatos que pretendem se inscrever para o Fies precisam ter acesso à internet, afinal, todo o processo de inscrição para o programa será feito de forma online.

Veja o passo a passo da inscrição:

  • Acesse o site do Fies (Inscrições FIES);

  • Insira sua data de nascimento e o número do seu CPF, assim que der “enter”, o sistema do Fies irá buscar no seu banco de dados se aquele candidato fez ou não o ENEM e confirmar se teve a média desejada pelo programa.

  • Caso esteja tudo certo, o próprio sistema irá te direcionar para uma página onde você deve colocar um e-mail válido e a sena de acesso.

  • Assim que finalizar essa parte, o candidato terá que acessar o SisFies para poder efetivar sua inscrição.

  • Depois é só preencher os dados pessoais e escolher o curso que pretende fazer.

Resultado Fies 2018

Os resultados para o Fies não saem de imediato, sendo necessário esperar para verificar se você foi ou não aprovado para o programa de financiamento do governo.

Vagas Remanescentes Fies 2018

Fies 2018

Fies 2018

Os primeiros selecionados são convocados para comprovarem as informações mencionadas no site, junto a instituição de ensino. Caso não compareçam, segue a lista e são oferecidos as vagas remanescentes.

Aditamento Fies 2018

O aditamento é a confirmação de que o estudante quer continuar com o financiamento, ou seja, é o mesmo que dizer que o estudante está renovando seu contrato.

Deixe seu Comentário