Como funciona o Sisu 2018

Neste post, você saberá tudo sobre o programa Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada, o qual já tem ajudado muitos estudantes a terem formação superior em seus currículos.

O ENEM se aproxima e com ele várias oportunidades de os jovens poderem cursar o ensino superior. Existem diferentes possibilidades de programas oferecidos pelo governo federal que facilitam a entrada dos estudantes em universidades públicas e particulares como PROUNI e SISU.

Sisu 2018

O ano já está se encaminhando para o fim, e logo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), será aplicado em diferentes cidades dos estados brasileiros. O exame pretende não apenas avaliar os conhecimentos dos alunos que estão terminando o ensino regular, mas também oferecer oportunidades de ingressarem em faculdades.

Sisu 2018

Uma delas, é o Sistema de Seleção Unificada, na qual, a partir da nota obtida, oferece bolsas de estudos integrais ou parciais para os alunos. Ou seja, quem obter a nota estabelecida no programa poderá receber uma bolsa com o valor total do curso ou de apenas 50% dele.

Serão abertas duas edições do Sisu 2018, é preciso ficar atento e acompanhar no site do MEC quando serão lançados os cronogramas, datas de inscrições, lista de convocados entre outros.

Como funciona o Sisu 2018

Os candidatos que já possuem a média de suas notas no ENEM, podem se candidatar a bolsas no Sisu. É preciso acessar o site do MEC, inserir suas informações cadastrais como usuário e senha que colocou no ENEM e verificar o local e curso que deseja fazer.

Assim que selecionar essas informações você precisa acompanhar as edições. A primeira edição do Sisu 2018 acontece no mês de janeiro, todos os alunos que fizeram o ENEM podem se inscrever.

A segunda edição do Sisu 2018 acontece por volta de junho. Nelas, os candidatos que se inscreveram poderão verificar se conseguiram a bolsa, se forem aprovados precisam entrar em contato com urgência no campus, para fazer a matrícula.

Como funciona o Sisu 2018

Do contrário, candidatos que não comparecem, seguem com a lista, realizando a segunda chamada. Se mesmo assim não der certo, tem a lista de espera, que são pessoas que estão aguardando a possibilidade vaga.

De qualquer forma, mesmo que não seja aprovado de primeiro, ainda você tem chances de conquistar sua bolsa de estudos. Fique sempre atento ao site e as atualizações dele.

Inscrições Sisu 2018

Quem pretende se inscrever no Sisu 2018 precisa aguardar a chegada do mês de janeiro. As inscrições ocorrem sempre na segunda quinzena do mês de janeiro. Logo após o lançamento da nota do ENEM. O procedimento é feito de forma online e totalmente gratuito.

Inscrições Sisu 2018

Resultado Sisu 2018

Os resultados devem ser acompanhados na página oficial do Sisu 2018, através do acesso a área do candidato. Ele será lançado dias após o encerramento das inscrições. Por isso é importante sempre ficar de olho no site para verificar suas atualizações.

Nota de corte Sisu 2018

Como são várias instituições de ensino superior que participam do programa do Sisu 2018, é difícil estabelecer uma nota especifica. Cada curso e instituição tem sua nota de corte. O importante é que você saiba que será necessário média de 450 pontos no exame e não ter zerado na redação para tentar uma vaga.

Deixe seu Comentário