Aditamento FIES 2018 | Financiamento Estudantil 2018

FIES 2018

Em 1999 foi criado, pelo Governo, o FIES – financiamento estudantil. Substituindo o Programa de Crédito Educativo, conhecido como PCE/CREDUC, seu principal objetivo é financiar a graduação no Ensino Superior para estudantes que não possuem verba suficiente para pagar o curso de sua formação desejada.

O programa começou a funcionar em um novo formato a partir do ano de 2010, sendo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) o novo Agente Operador do Programa, com os juros caindo para 3,4% ao ano. O estudante ainda pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Inscrições FIES 2018

Aditamento FIES 2018

Aditamento FIES 2018

No ano de 2018 o FIES terá algumas mudanças básicas em sua estrutura. As inscrições estarão liberadas no fim de janeiro ou início de fevereiro, apenas pela Internet.

Em alguns meses o edital oficial do FIES 2018 será liberado. Nele, estará todas as informações pertinentes ao programa, como: novas regras, cronograma oficial e as datas do programa.

Será possível se inscrever durante aproximadamente 5 dias, sendo que nenhum valor é cobrado pela inscrição.

Para se inscrever o interessado deverá acessar o site do FIES 2018, na página inscrições FIES, tendo em mãos: o número de inscrição e senha do Enem 2017. Quanto a seleção, o estudante precisa ter ao menos uma média maior que 450 pontos no Enem e nota maior que zero na redação.

O FIES dá a oportunidade de inscrição em diversos cursos de faculdades de todo o Brasil, com avaliação positiva no SINAES.

Pré-seleção FIES 2018

Aditamento FIES 2018

Aditamento FIES 2018

Em 2018 o FIES terá 3 modalidades de seleção, sendo elas: por renda familiar per capita máxima, taxa de juros e regiões de abrangência.

Renda familiar: destinada a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa. A taxa de juros é nula e irá cobrir todas as regiões do país.

Taxa de juros: para estudantes com renda familiar bruta de até 5 salários mínimos, a taxa de juros nesta modalidade será de 3%. Irá cobrir as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Regiões de abrangência: ainda não divulgada pela MEC, nesta modalidade ainda será para estudantes de até 5 salários mínimos mensais, com taxas de juros superior a 3%, mas abaixo às taxas bancárias.

Pagamento FIES 2018

Em 2018 o pagamento do FIES será debitado direto na folha de pagamento do estudante, para evitar inadimplências.

Após o estudante terminar o curso, e conseguir seu primeiro emprego formal, as parcelas do financiamento começarão a ser debitadas com um valor máximo de até 10% da renda.

Aditamento FIES 2018

Aditamento FIES 2018

Aditamento FIES 2018

Todo ano é necessário fazer o aditamento FIES. Ou seja, todos os estudantes beneficiados precisam fazer a renovação do contrato do FIES.

Há duas modalidades de renovação: simplificada e não simplificada. É necessário saber em qual o estudante se encaixa.

A simplificada é quando o setor responsável pelo FIES na faculdade envia a solicitação de renovação ao MEC.

A não simplificada ocorre em casos de alterações no contrato do aluno, como troca do fiador, assim o estudante precisa se dirigir a um agente financeiro e atualizar o contrato.

Deixe seu Comentário